Ouça ao vivo

Com cenário indefinido, eleição na Câmara de Campinas acontece neste sábado

Foto: Henrique Bueno

A eleição para presidente e para a composição da mesa diretora da câmara de Campinas acontece neste sábado, a partir, das 9h30. Apesar da proximidade da votação, o cenário permanece indefinido. Cinco parlamentares já se colocaram como candidatos a presidência do legislativo, mas esse número pode mudar até o início dos trabalhos.

Representando a oposição, Mariana Conti, do PSOL, vai disputar o pleito. Eleita vereadora em 2016 com 6.956 votos, ela foi a única mulher eleita para a atual legislatura. Entre os chamados independentes, o candidato será Nelson Hossri, do Podemos. Com histórico voltado aos programas de prevenção às drogas, ele se elegeu vereador pela primeira vez em 2001 com 4.335 votos.

Já a situação da base de apoio ao governo Jonas Donizette é mais complicada. Isso porque três vereadores do PSDB decidiram se candidatar a presidência do legislativo. O líder de governo na Câmara, Marcos Bernardelli é um deles. Ele está cumprindo seu segundo mandato como vereador,tendo sido reeleito em 2016, com 5.044 votos. Outro tucano que concorre ao cargo é Luiz Henrique Cirilo,que hoje preside a comissão processante que pode cassar o prefeito Jonas Donizette, por desvios de verbas do hospital Ouro Verde. Cirilo está em seu terceiro mandato na Câmara de Campinas,tendo sido reeleito em 2016 com 6.805 votos. Outro filiado do PSDB e que também está na disputa, é Gilberto Vermelho, que também integra como relator a Comissão Processante que investiga o prefeito.  Vermelho também foi reeleito em 2016, com 4.873 votos.

Além do presidente, os vereadores vão escolher ainda o primeiro e o segundo vice-presidentes, os quatro secretários, o corregedor e o corregedor substituto. Até o início da sessão extraordinária da eleição, o número de candidatos pode mudar, já que todos os parlamentares podem se candidatar, a exceção do atual presidente, Rafa Zimbaldi, do PSB. Isso porque o presidente da câmara de Campinas não pode se reeleger dentro de uma mesma legislatura. Há quatro anos no cargo, Rafa Zimbaldi foi presidente por duas vezes seguidas, mas em legislaturas diferentes.

A votação acontecerá de maneira aberta, com cada vereador declarando seu voto no microfone, elencando em qual parlamentar vota para cada cargo. Para que os novos ocupantes da mesa sejam eleitos, eles precisam atingir maioria absoluta dos votos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.