Curiosidades sobre a ceia de Natal

0
596

Eu já falei para vocês sobre os clássicos pratos da Ceia de Natal. Hoje vou explorar curiosidades sobre esta refeição tão especial…

A ceia de Natal não é a mesma para todo mundo. Na França, prevalecem os patês de trufas e os frutos do mar. Os portugueses sempre comem bacalhau. Na Alemanha, não tem peru nem farofa, mas pratos da culinária local. Os italianos até servem peru, mas o cardápio da ceia também conta com pratos exóticos como a enguia. Na Espanha, é tradição preparar a Rosca dos Reis Magos, que esconde um brinquedo no interior de sua massa.

Na Europa, antigamente, as pessoas deixavam a porta de casa aberta na noite de Natal para que viajantes e pessoas pobres pudessem participar da ceia. Até hoje, a refeição é o momento de confraternização entre amigos e familiares

Tradicional para algumas famílias, o buche de noel é uma espécie de rocambole de pão de ló recheado com purê de castanhas portuguesas e coberto com creme de manteiga. O doce, em formato de tronco de árvore, foi criado pelos franceses no século 19 para lembrar o costume europeu de aquecer a casa com lareiras durante o inverno.