Ouça ao vivo

Galeria afunda com chuva e volta a interditar a Glicério

Foto: Leandro Las Casas

Os reparos em uma galeria pluvial bloquearam um trecho da Avenida Francisco Glicério, no centro de Campinas, pela terceira vez nos últimos três anos. A interdição muda o trânsito, prejudica comerciantes e preocupa os moradores, que se dizem cansados de ver o problema se repetindo na época de chuva.

Cláudio Ferracini mora em frente ao local afetado, no cruzamento com a Avenida Orosimbo Maia. Ele confirma que a via sofre com o fluxo de água.

A galeria se rompeu pela primeira vez em fevereiro de 2016, em plena execução das obras de revitalização da Glicério. Um ano depois, voltou a afundar. Por esse motivo, quem vive, trabalha, ou passa pelo trecho questiona a qualidade do trabalho feito pelas equipes da Pasta de Serviços Públicos.

Mas além de notar a falta de solução por parte da Prefeitura, Cláudio Ferracini reclama dos transtornos causados pelos desvios no trânsito. Além da Rua Isolete Augusta Sousa, um quarteirão antes, a opção para os motoristas é a Rua Delfino Cintra, dois quarteirões depois da Glicério. As alternativas de trajeto, no entanto, não evitam que o comércio seja afetado. O movimento cai, já que o fluxo de carros fica interrompido para as obras.

O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, reconhece a situação e espera uma verba federal de R$ 100 milhões para uma solução definitiva. O dinheiro integra um pacote de R$ 300 milhões previsto pela Administração Municipal para evitar a ocorrência de enchentes em pontos da cidade. No caso específico da Glicério, o rompimento da galeria é atribuído ao córrego da Orosimbo Maia, que fica cheio e gera um refluxo que afeta a avenida.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.