Ouça ao vivo

Justiça determina remoção de carga perigosa abandonada em Viracopos

A Justiça Federal em Campinas anunciou a primeira condenação contra empresas que abandonam cargas perigosas no Aeroporto Internacional de Viracopos.  A medida ocorre após uma série de ações judiciais do Ministério Público Federal.

São cerca de 45 toneladas de produtos inflamáveis, tóxicos e corrosivos provenientes do exterior, que teriam como destino  lojas e fabricantes brasileiros e que estão abandonados nos galpões do terminal.

Essa primeira sentença estipula um prazo de até 30 dias para a entrega de um cronograma detalhado para que seja realizada destinação adequada a um lote de 554,5 kg de esmalte de unha abandonada no aeroporto em 2012.

A Procuradoria ainda pode ajuizar outros processos, caso não haja acordo para a retirada dos itens.

Uma das ações em curso refere-se ao abandono de frascos de cola para perucas, produto composto por substâncias altamente inflamáveis.

O MPF já moveu nove ações civis contra empresas autuadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Ibama, por causa do abandono de produtos perigosos.

Os materiais estocados em Viracopos representam risco elevado ao meio ambiente e à segurança das mais de 30 mil pessoas que circulam diariamente pelo aeroporto.

Além disso, essas cargas geram gastos para armazenagem e movimentações burocráticas, sem que possam ser levadas a leilão.

Entre os motivos alegados para o abandono destas cargas, estão o gastos para a liberação aduaneira, que tornam economicamente inviável a conclusão do processo de importação para muitas empresas.

Muitas importadoras chegam a alegar desconhecimento da origem e a aquisição. A desistência, no entanto, não isenta as companhias de responsabilidade pelos riscos ambientais envolvidos.  

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.