Ouça ao vivo

Justiça nega, pela segunda vez, habeas corpus e Bernardin segue preso em Araraquara

(Foto: Reprodução/ TV Band)

O ex-secretário de Assuntos Jurídicos de Campinas, Silvio Bernardin, deve permanecer detido no presídio em Araraquara, pelo menos, até o final do ano. Isso porque o STJ (Superior Tribunal de Justiça) negou, nesta segunda-feira, o pedido de HC (Habeas Corpus) de soltura dele.

De acordo com informações da defesa de Silvio Bernardin, a negativa do STJ se deu, por uma questão técnica, já que caberia apenas ao STF(Supremo Tribunal Federal) julgar o mérito do Habeas Corpus.

Essa foi a segunda tentativa que foi negada pela justiça para que o ex-secretário conseguisse deixar a cadeia. Na primeira, no Tribunal de Justiça de São Paulo, o desembargador Gilberto Leme citou no despacho as palavras do juiz da 4ª Vara Criminal, Caio Ventosa Chaves.

Nelas, o juiz afirmou que “a prisão preventiva foi baseada em indícios suficientes de autoria e prova da materialidade delitiva e que o pedido se deu para garantir e resguardara ordem pública e impedir que Silvio Bernardin e os demais co-réus cometessem novos ataques contra o erário, além de preservar a instrução criminal, a fim de que venham deliberadamente prejudicar a produção de provas, por possuírem vasta rede de contatos, inclusive na esfera política”.

Silvio Bernardin foi preso durante a terceira fase da Operação Ouro Verde, em Campinas em 22 de novembro. Ele está preso, de acordo com os promotores do Ministério Público, por envolvimento no esquema de desvio de recursos públicos no Hospital Ouro Verde.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.