Ouça ao vivo

Lendária gravadora Motown

Berry Gordy já havia escrito algumas músicas nos anos 50, mas como não era cantor, considerou pouco o dinheiro que conseguiu com os direitos autorais. Foi então que pediu uma pequena ajuda financeira da família e fundou, na parte de baixo do sobrado onde morava, a gravadora Tamla. Era dia 12 de janeiro de 1959 e Berry Gordy estava com 29 anos. Em dezembro, ela foi renomeada Motown, uma homenagem a cidade de Detroit, sede da empresa e conhecida como motor town, ou , cidade do motor, pois a indústria automobilística empregava milhares de pessoas.

 

berrygordy1964

 

Com o grupo The Miracles, liderado por Smokey Robinson, veio a primeira música a atingir o topo das paradas na categoria r&b.

 

miracles

 

Contando com ótimos compositores, produtores e os Funk Brothers, como eram conhecidos os músicos de estúdio, foi só uma questão de tempo para mais um grupo lançado pela gravadora aparecer na lista dos mais tocados no país. Com a participação de Diana Ross, o The Supremes era mais um trio de mulheres a projetar o nome da Motown.

 

supremes-yoroku-saki-lead

acompanhe esta edição

 

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

produção

Walmir Bortoletto

edição

Paulo Girardi

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.