Ouça ao vivo

Obras do BRT mudam saídas nos terminais de ônibus e causam impacto em vagas para estacionamento

Foto: Valéria Hein

As obras de implantação dos corredores BRT, em Campinas, provocaram alteração na saída do terminal rodoviário, para os coletivos cujo destino é a Avenida Lix da Cunha. No trecho foi implantado um desvio para os ônibus que saem do Terminal Metropolitano, que passam a utilizar o Túnel Joá Penteado, no sentido bairro, com retorno novamente pelo Túnel, no sentido Centro, entrando à esquerda com destino à Avenida Lix da Cunha.

Apesar do desvio, que aumenta a circulação de ônibus no túnel, motoristas e passageiros relatam que não houve impacto no trânsito. O novo trecho de obras do BRT tem gerado, no entanto, impacto negativo nas vagas de estacionamento da Avenida Governador Pedro de Toledo, próximas à Rodoviária e ao Sesc. Isso porque na Rua Francisco Elisiário, que é a paralela anterior à Governador Pedro de Toledo para quem está na  Dr. Mascarenhas, passou a ter estacionamento proibido.

Nesta rua eram permitidas paradas de caminhões de frete e mudança, mas agora estes veículos foram realocados em dois pontos de estacionamento na Avenida Governador Pedro de Toledo. O motorista precisa ficar atento porque essas vagas da Governador de Toledo, que até então eram permitidas para qualquer veículo, agora passaram a ser exclusivas para caminhões de frete e mudanças. E apesar da sinalização adequada, motoristas que costumavam parar no local, têm sido multados e carros guinchados por não trem percebido a mudança.

No entanto, quem mais tem sentido essa mudança são os comerciantes, que estão perdendo clientes por causa da redução de vagas para estacionar. Josemar Pontual, funcionário de uma loja automotiva na Avenida Governador Pedro de Toledo,  conta que as vendas caíram 30%. O proprietário de uma lanchonete no local,  Ivo Petek, também relata perda de clientes.

O BRT Campo Grande terá 17,9 km de extensão, do Terminal Mercado, seguindo pelo leito desativado do antigo VLT, Avenida John Boyd Dunlop, Terminal Campo Grande, até o Terminal Itajaí. O BRT Ouro Verde terá 14,6 km de extensão, saindo do Terminal Central, seguindo pelas avenidas João Jorge, Amoreiras, Ruy Rodriguez, Terminal Ouro Verde, Camucim até o Terminal Vida Nova.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.