Ouça ao vivo

Projeto de Eficiência Energética na Unicamp vai permitir que consumidores fiscalizem o setor

Um portal que reúne informações sobre programas de Eficiência Energética é o objetivo de um projeto pioneiro desenvolvido por pesquisadores da Unicamp, em conjunto com outras universidades, ONGs e empresas. O portal permite acesso de consumidores a dados e indicadores, fornece o acompanhamento dos  progressos na área de eficiência energética no país.

De acordo com Gilberto De Martino Jannuzzi, coordenador do projeto e professor da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp, esse tipo de informação permite ao consumidor fiscalizar o setor, avaliar o seu gasto com determinados equipamentos, mensurar a eficiência desses aparelhos e qual o seu impacto na economia do país.

Jannuzzi explica que o conceito de eficiência energética é o de executar mais ações consumindo menos energia. De acordo com Jannuzzi, um dos setores que merecem destaque quando o tema é eficiência energética é a o de Transportes. Os dados do Portal serão públicos e poderão ser baixados pelos usuários.

São arquivos, como planilhas, tabelas, gráficos e infográficos que o  usuário do portal terá acesso, com análises já realizadas pela equipe do projeto como, por exemplo, quais os melhores programas de iluminação que estão sendo realizados no país. As universidades que também participam do projeto são a Universidade Federal de Itajubá, PUC-Rio e Universidade Federal de Santa Catarina. O projeto começou em julho de 2018 e o prazo de execução é de um ano.

A expectativa até o lançamento, em meados de 2019, é a de conquistar novos parceiros para a implantação das fases seguintes de análises de dados mais detalhados, como, por exemplo, um módulo sobre a etiquetagem de equipamentos e edificações. O investimento nessa primeira fase foi de aproximadamente R$ 650 mil. Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas no site iei-brasil.org.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.