Ouça ao vivo

Seis testemunhas da acusação contra Jonas estão presas

(Foto: Reprodução/ TV Band)

Seis das 10 testemunhas arroladas pela acusação na Comissão Processante instaurada na Câmara de Campinas estão presas. Entre elas, o ex-secretário de Assuntos Jurídicos da cidade, Silvio Bernardin, detido desde novembro. O vereador Marcelo Silva, do PSD, diz que já iniciou as conversas com os advogados. Ele é o autor da denúncia sobre a possível omissão do prefeito Jonas Donizette, do PSB, no esquema de desvio de verbas do Hospital Ouro Verde.

Silva reconhece que o trabalho de convencimento é árduo, já que o comparecimento em Plenário não é obrigatório. A intenção é fazer com que as liberações sejam solicitadas em juízo para garantir todos os depoimentos. Entre os presos, além de Bernardin, estão o lobista João Carlos da Silva Júnior e o empresário Danilo Silveira. Em prisão domiciliar estão nomes apontados como donos da OS Vitale: Ronaldo Pasquarelli, Paulo Câmara e Daniel Câmara.

Outras quatro pessoas foram arroladas pela acusação: o ex-diretor da Secretaria de Saúde, Anésio Corat Júnior, o deputado federal Luiz Lauro, do PSB, uma assessora do parlamentar, e o presidente do Correio Popular, Sylvino de Godoy. Marcelo Silva defende a elaboração dessa lista. Para o denunciante, a relação levou em conta a relevância dos nomes para a investigação feita pelo Ministério Público. Os relatos estão programados para acontecer no próximo dia 17.

Depois da acusação, as 11 pessoas arroladas pela defesa serão ouvidas em 24 de janeiro. Já o dia 31 foi reservado para o prefeito de Campinas, Jonas Donizette. As datas foram definidas e divulgadas pelos membros da Comissão Processante. A CP, aliás, deve reduzir o ritmo de trabalho até a realização das oitivas, mas segue de prontidão para qualquer documento ou parecer protocolado. A afirmação é do próprio relator da comissão, Gilberto Vermelho, do PSDB.

Segundo ele, após analisar os relatórios da acusação e da defesa e decidir pela continuidade do processo, o grupo de vereadores aguarda pelos depoimentos. Até lá, deve dividir as atenções com a eleição para a presidência da Câmara. Vermelho é um dos candidatos, afirma que busca uma candidatura única para a mesa diretora do Legislativo e descarta que as conversas atrapalhem o andamento da Comissão Processante. O pleito ocorre no dia 29 de dezembro.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.