Ouça ao vivo

Vereadores de Paulínia escolhem novo presidente da Casa e que deve ser o próximo prefeito interino

Foto: Stephanie Haidar

Os vereadores de Paulínia realizam, em sessão extraordinária, na manhã desta sexta-feira, a eleição para os cargos da Mesa Diretora do Legislativo para o biênio 2019-2020. Dentre eles, está o principal, de presidente da Câmara.

Em Paulínia, porém, esse cargo vai além já que a cidade é administrada, de forma interina, por Du Cazellato (PSDB) , que era o presidente do Legislativo e assumiu o Executivo no lugar de Dixon Carvalho (PP) que perdeu o cargo, em novembro desse ano, depois de ser condenado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em processo que apurou uso irregular de recursos na campanha de 2016.

Diante do cenário, segundo o juiz eleitoral Carlos Eduardo Mendes, a maior possibilidade é que quem ganhar a eleição assuma a prefeitura.

O comando à frente da prefeitura, porém, segue de forma interina. Isso porque, segundo o juiz, segue em Brasília o recurso de Dixon que tenta retornar ao cargo, recurso esse que está com o relator Edson Fachin no TSE. O juiz comentou, porém, que a eleição desta sexta-feira poderá ser questionada na justiça

Até o final da tarde desta quinta-feira nenhuma chapa tinha feito o registro das candidaturas, até porque, segundo a assessoria da Câmara, isso não é obrigatório. A assessoria também informou que Du Cazellato não pode concorrer à reeleição e nem compor chapa da mesa diretora.

A cassação do mandato de Dixon Carvalho, foi a 11ª troca no comando do executivo municipal num período de apenas cinco anos. Dixon e o vice, Sandro Caprino, do PRB, perderam os cargos após a prestação de contas da campanha de 2016 ter sido reprovada pelo TRE.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.