Ouça ao vivo

Caminhoneiros aprovam proposta que amplia pontos na CNH

A proposta em análise no Senado que aumenta de 20 para 40 o limite de pontos na Carteira Nacional de Habilitação para transportadores de cargas foi bem recebida pelos trabalhadores do setor.

Para os caminhoneiros ouvidos pela reportagem, a profissão expõe a categoria a mais problemas nas ruas, avenidas, estradas e rodovias do País. Por isso as infrações são vistas como inevitáveis.

Manuel Fernandes considera que o ambiente de trabalho é suscetível aos riscos e às condições viárias, diferente dos demais motoristas, que não sofrem tanto porque dirigem por curtos períodos.

Ao invés de 20 pontos em um ano, como previsto atualmente, o texto determina que o limite para os caminhoneiros suba para 40 pontos, desde que nenhuma infração seja grave ou gravíssima.

O advogado especialista em Direito Constitucional, Paulo Braga, diz que os itens propostos atendem ao princípio da isonomia e que a função exercida pela categoria deve ser considerada diferenciada.

O projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados e atualmente está em análise na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. O senador Guaracy Silveira, do PSL do Tocantins, defende a proposta.

Para ele, o tratamento entre os caminhoneiros e os motoristas convencionais deveria ser diferenciado, mas pondera que o texto não é permissivo com ações de alto risco tomadas pelos condutores.

Além de aumentar o limite anual de pontos na CNH, o projeto de lei também institui o marco regulatório do transporte de cargas. O texto trata de questões como frete, seguro e relações contratuais.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.