Ouça ao vivo

Chamas altas na Replan chamam atenção de moradores da região

Moradores de Paulínia e região registraram na noite desta quarta-feira, 9, e madrugada de quinta-feira, 10, vídeos e fotos das torres da Replan apresentando chamas intensas. A situação assustou alguns dos moradores, afinal, em agosto do ano passado houve uma explosão seguida de incêndio na unidade de craqueamento da refinaria. Durante a noite foi possível avistar o fogo até mesmo de regiões de Campinas, como no São Bernardo e no Centro, e até mesmo em Americana.

Em novembro de 2017 houve uma situação parecida na Replan, com uma emissão excessiva de fumaça pelas chaminés e chamas mais intensas nas tochas. Após isso, houve paralisação das atividades da refinaria por cinco dias.

Na época, a Petrobrás atribuiu o ocorrido a uma falha operacional na refinaria, e informou que variação da chama da tocha é parte de dos sistemas de proteção e segurança da refinaria.

Já o Sindicato dos Petroleiros do Estado de São Paulo, o Sindipetro SP, afirmou que o problema foi consequência da redução do efetivo operacional da refinaria.

Quanto às chamas mais intensas nesta quarta e quinta-feira, a Petrobras informou por meio de nota que desde segunda-feira realiza uma intervenção planejada para manutenção em uma das unidades operacionais da Replan, com duração prevista de cinco dias.

A Petrobras ressaltou ainda que mantém sob controle a queima dos gases em seus sistemas e que não há emissão de fumaça para a atmosfera, e que o órgão ambiental foi previamente comunicado da intervenção. O Sindipetro SP corroborou a posição da Petrobrás, e confirmou se tratar de uma manutenção planejada.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.