Ouça ao vivo

Dengue tipo 2 alerta estado e faz região redobrar atenção

mosquito da dengue/arquivo

O estado de São Paulo registrou 610 casos de dengue até o meio de janeiro. O número se aproxima do total do mesmo mês de 2018, com 888 registros. A preocupação este ano, no entanto, aumenta por conta do tipo 2 da doença. Dezenove cidades do interior confirmaram a circulação deste sorotipo.

Santo Antônio de Posse está na lista e sofreu com o problema no ano passado. Em 12 meses, foram 867 ocorrências do tipo 2 e duas mortes de moradores. A coordenadora da Vigilância municipal, Marcia Simenton, explica os motivos. Segundo ela, a população estava suscetível por ter convivido só com o tipo 1.

Com o estado em alerta, o município vai redobrar a atenção com o sorotipo 2. Além do histórico anterior, há a preocupação com as ocorrências mais graves. Isso porque pacientes que já contraíram dengue tipo 1, podem ter complicações. Até o momento em 2019, um caso suspeito de tipo 2 é investigado na cidade.

O sorotipo circula em outras duas cidades da Região Administrativa de Campinas. A Saúde Estadual confirma os casos em Piracicaba e Espírito Santo do Pinhal. Mas as regiões de Araçatuba e São José do Rio Preto têm maior concentração. Apesar disso, a Secretaria de Saúde não considera as infecções uma epidemia.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.