Ouça ao vivo

Doação de sangue no Hemocentro da Unicamp sofre redução de 21%

Foto : Flávio Botelho

O Hemocentro da Unicamp registrou queda nas doações de sangue entre a última semana de 2018 e a primeira quinzena de janeiro de 2019.

Segundo o Diretor do Setor de Coleta do Hemocentro, Vagner de Castro, na comparação feita entre um período e o outro a redução foi de 21%.

No total foram coletas 4 mil bolsas de sangue na última semana do ano passado e 3.160 até o final da primeira quinzena de janeiro deste ano.

Os estoques dos tipos AB+, AB-, B+ e B- são considerados estáveis, porém a direção do Hemocentro faz um alerta em relação aos estoques de sangue dos tipos O+, O-, A+ e A-, que abrange 85% da população.

De acordo com Vagner de Castro, neste período de férias a queda já era esperada. Os estoques estão abastecidos porém é preciso que a população não fique acomodada.

O corretor Leandro Firmino, aproveitou uma campanha feita na empresa em que trabalha e doou sangue pela segunda vez. A intensão segundo ele é se tornar um doador regular. O engenheiro elétrico, Mauro Goto, já é um doador regular. Para ele doar sangue significa salvar vidas. A técnica de enfermagem, Flaviana de Oliveira Lima, doou sangue para ajudar uma amiga, mas ela pretende voltar a doar de forma espontânea.

De acordo com Vagner de Castro, doar sangue é um ato de solidariedade. Qualquer pessoa acima de 16 anos de idade, em boas condições de saúde e com hábitos saudáveis é um doador potencial. O sangue doado, segundo ele, é recomposto pelo organismo em questão de horas.

O Hemocentro da Unicamp é responsável por 43 municípios da região administrativa e por uma população estimada em 6 milhões de habitantes.

A coleta segue os padrões internacionais e na região de Campinas ela é feita no Hemocentro, no Mário Gatti , no Hospital Estadual de Sumaré, no Hemonúcleo de Piracicaba e também nos postos volantes.  Mais detalhes podem ser obtidos pelo sistema telefônico 0800.722.8432.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.