Em 1974 Gal Costa em sua carreira já tinha 7 anos de uma trajetória iniciada a partir do encontro com Caetano Veloso tendo a bossa nova como referencia no primeiro o Lp de ambos o lançamento Domingo de 1967 . E depois de consolidar o seu nome na tropicália e ela lançou um projeto no qual a intenção principal era simplesmente cantar ! Com o Lp Cantar Gal Costa reencontrou Caetano Veloso agora como produtor. Se o público tinha uma expectativa de ouvir uma Gal Costa cantado de forma visceral atacando nos agudos como no emblemático show e disco Fa- tal : Gal a Todo Vapor se deparou com uma proposta que seguia um outro caminho mais intimista.
Maria da Graça Costa Penna Burgos em seu repertório já tinha gravado duas canções com o nome barato o primeiro foi Vapor Barato de Wally Salomão e Jards Macalé além da música Barato Modesto do próprio Caetano , e para essa produção Gal Costa teve um outro barato incluído em seu no repertório.
Encomenda feita a Gilberto Gil a canção Barato Total se tornou um sucesso imediato. Com um arranjo que resiste ao tempo e até hoje os interpretes mantém a mesma base . Com um som simples e envolvente o violão tocado pelo próprio Gil tem um balanço que da o tom para algo sem compromisso ideológico ou político.
O tema instrumental The Frog gravado pela primeira vez no projeto Sérgio Mendes &Brasil 66 ganhou uma letra nas mãos de Caetano que para essa produção tomou o cuidado de colocar cada palavra sem mudar a estruturada da parte cantarolada da composição original de João Donato que aqui tocou teclado na canção A Rã, que ganhou outro fôlego na voz de Gal Costa.
Além das composições inéditas para essa produção. Algumas releituras de canções dos anos 50 também foram incluídas nesse repertório como a Canção que Morre no Ar de Carlos Lira e Ronaldo Bôscoli que ganhou um belo arranjo de cordas do também produtor desse disco o guitarrista Pedrinho Albuquerque.
O disco Cantar foi a consolidação de uma tropicalista cantando Bossa Nova. O fato curioso foi que na época de seu lançamento essa produção não teve uma boa aceitação de público e crítica e o reconhecimento de seu valor só veio ao longo do tempo e se tornou uma espécie tesouro esquecido !
Acompanhe esta edição
Entre em contato
musicaecultura@cbncampinas.com.br
Produção
Walmir Bortoletto
Edição
Paulo Girardi