Ouça ao vivo

IPTU de Campinas começa a ser distribuído e pode vir com aumento de 10%

Foto: Fernanda Sunega / PMC

Os carnês de IPTU começaram a ser distribuídos pela prefeitura de Campinas nesta semana e deverão chegar aos contribuintes ainda em Janeiro.

Os vencimentos são para os dias 8 de fevereiro para os imóveis residenciais e 23 de Janeiro para os não residenciais.São cerca de 476 mil e 500 carnês, que totalizam R$ 1 bilhão e 212 milhões.

Alguns contribuintes poderão ter um aumento de até 10% no IPTU de 2019, com base na revisão dos valores venais de imóveis e terrenos, que ocorreu em 2017.

Essa revisão deixou o IPTU cerca de 30% mais caro no ano passado, mais 10% mais caro esse ano, com previsão de mais 10% de aumento em 2020, dependendo do imóvel.

O Secretário de Finanças de Campinas, Tarcísio Cintra, explica que o aumento será para proprietários de imóveis com valores venais reajustados em mais de 30%, de acordo com a revisão genérica de valores ocorrida em 2017.

A medida atinge 170 mil, de um total de 210 mil imóveis. O aumento causou revolta dos contribuintes quando foi anunciada, em 2017.

No entanto, Tarcísio explica que a medida foi necessária para cumprir a Legislação, que prevê a obrigatoriedade de revisão da planta genérica de valores há cada 4 anos e em Campinas isso não ocorria há 10 anos.

Tarcísio ressalta que o reajuste não foi na alíquota do imposto, mas na correção de uma distorção de 10 anos.

Para quem optar pelo pagamento à vista, o desconto é de 4%. Além disso, quem pagou rigorosamente em dia o imposto de 2018 tem direito a mais 3%.

Os dois descontos somados chegam a 7%, no entanto, vale somente para o pagamento da cota única.

O contribuinte ainda poderá pagar o imposto parcelado em até 11 vezes. Todos os descontos estarão discriminados no carnê, de acordo com Tarcísio.

Os boletos podem ser emitidos também pela internet, na página do IPTU no Portal de Finanças.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.