Ouça ao vivo

Jaguariúna tem pior desempenho da RMC fecha 1 mil vagas de emprego em 2018

Foto: Flávio Botelho

De acordo com a lista do Caged, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego, o município de Jaguariúna chamou a atenção, em 2018, por ser a cidade da Região Metropolitana de Campinas que mais fechou postos de trabalho.

Ao longo do ano foram contratados na cidade 12.587 trabalhadores e demitidos 13.668. O saldo negativo ficou em 1081 postos fechados. Já neste inicio de 2019 a situação continua na mesma. O reflexo pode ser medido no Posto de Atendimento ao Trabalhador da cidade.

O técnico em T.I. Jeferson De Marchi, mora na cidade e  está desempregado a cinco meses. Ele tem procurado a unidade do PAT em busca de emprego ,mas, tem sentido na pela a falta de oportunidade. E não é só em áreas especializadas que está faltando oportunidade de emprego em Jaguariúna. A auxiliar de produção, Simone Rocha a três meses está desempregada. Nesta quinta-feira, ela também esteve na agencia do PAT, mas por enquanto não foi chamada nem para entrevistas.

Além de Jaguariúna, Hortolândia, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa e Paulínia fecharam 2018 com saldo negativo na geração de empregos com carteira assinada.

Por outro lado Campinas se destacou por ter sido a cidade que mais abriu postos de trabalho. De janeiro a dezembro o saldo positivo ficou 4.973 vagas abertas. No total, Campinas teve 146.923 admissões e 141.950 desligamentos. Desempregada a um ano, Rosângela Araújo esteve nesta quinta-feira ,na agencia do Centro Público de Apoio ao Trabalhador para finalizar o processo de contração. Na lista dos que conseguiram emprego na agencia do Cpat de Campinas está também Cibele Cristina Gomes de Lima. No caso dela a recolocação no mercado de trabalho não foi tão demorada.

No ano passado em Campinas , o setor de serviços contratou 4.172 pessoas, enquanto o comércio, por exemplo, dispensou 431. A indústria gerou 262 vagas e a administração pública outras 80. Além de Campinas, as cidades da RMC que chamaram atenção por gerar empregos foram, Indaiatuba com saldo positivo de 2.094, Vinhedo com 1.089 e Valinhos com a abertura de 1.064 novos postos de trabalho com carteira assinada.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.