Ouça ao vivo

Motoristas de apps questionam demora para consulta cadastral

A liberação da consulta online sobre os motoristas de aplicativos em Campinas repercutiu entre a categoria, que reclama que a medida demorou a ser adotada. O anúncio da Emdec acontece cerca de 10 meses depois que as regras para o transporte particular através de apps passaram a valer em todo o município.

A crítica dos trabalhadores é justamente sobre esse período, já que multas e apreensões foram feitas quando os cadastros ainda não estavam disponíveis. Por esse motivo, o presidente da Associação dos Motoristas Particulares de Aplicativos de Campinas, Allan Machado, estuda questionar as sanções.

O motorista pelos aplicativos Uber e 99, Willian Silva, espera que a liberação do canal de consultas reforce o combate aos veículos irregulares e clandestinos. Além disso, tem a expectativa de que o prestador do serviço consiga verificar a própria situação cadastral antes de sair às ruas e com isso evite ser penalizado.

Ele também diz que a medida demorou a ser adotada pela empresa de trânsito e por fim reivindica uma forma de contato mais ágil entre a categoria e a Emdec. Como a resolução prevê que a lista de inscritos seja enviada pelas empresas Uber, 99 e Cabify, o temor é que os dados possam deixar de ser inseridos.

Os usuários podem fazer a consulta com a inserção de três dados: placa do veículo, CPF, ou nome do condutor, que deve ser o mesmo da inscrição. Com base no dado inserido, os termos “Cadastrado” ou “Não Cadastrado” aparecem na tela. A atualização será integrada ao banco de dados das empresas. O acesso é através do site emdec.com.br, nas seções Transporte, Transporte por Aplicativos e Acesso Direto, Questionada, a Emdec não enviou resposta.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.