Ouça ao vivo

Os Mutantes – A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado

Eles sugiram em 1966 e fizeram parte  do movimento da tropicália.  Em sua fase inicial eles foram um dos grupos mais criativos da história do  rock nacional.  Com uma postura cheia de irreverência,  e uma certa dose de deboche Rita Lee Jones e os irmãos Arnaldo Baptista e Sergio Dias em 1970 fecharam esse  ciclo com o lançamento do terceiro lp   intitulado   a Divina Comédia ou Ando Meio desligado.

Com este lançamento  o som experimental dos Mutantes  ficou mais amadurecido além de  ganhar    o reforço  de Dinho Leme na bateria e  Liminha no baixo, somados a Rita Lee na voz, Arnaldo nos teclados e Sergio na guitarra. Porém  estarem  maduros  não significava  que eles estariam mais sérios  o que prova é a gravação de : Chão de Estrelas, clássico  de Orestes Barbosa e Silvio Caldas , que recebeu uma  versão desconcertante dos Mutantes.

O nome do grupo foi sugerido por Ronnie  Von  e Os Mutantes  também foram   influenciados pelos Beatles  mas a postura do trio  estava muito longe dos parâmetros da  jovem guarda. O discurso de certa forma estranho também não despertava  muito a atenção dos censores . Porem eles não escaparam de serem homenageados por Flávio Cavalcanti  que tinha por habito quebrar em pedaços  em seu programa de TV os discos que julgava sem qualidade.

os mutantes os 03

A capa  desse  emblemático lp   trouxe    Rita , e os irmãos Baptista representado uma ilustração  do Inferno de Danti do  livro a Divina Comédia  do poeta italiano  Danti Alighieri.  Já na contra capa os três estavam deitados  na mesma cama num  momento dona flor e seus  dois maridos . Essas  foram   algumas das   inúmeras  provocações que eles adoravam fazer !

E foi justamente esse espírito irreverente que colocou os Mutantes no inicio da carreira no caminho do padrinho  Gilberto Gil que buscava algo novo para defender  a canção Domingo no  Parque  dentro do  Festival da Record de 1967 . Essa ponte foi feita pelo maestro   Rogério Duprat  um dos responsáveis  pela sonoridade da Tropicália  e que  também se  tornou   o arranjador dos mutantes , o que inclui  o   lp A Divina Comédia.

Junto com o  projeto “ A divina Comédia ” dos Mutantes, Rita Lee também lançou o seu primeiro disco solo, ela ficou com os irmãos Baptista até  1972. Depois de uma fase dentro do rock progressivo o  grupo  foi desfeito. Mas  Depois de um longo hiato  Os Mutantes com uma nova formação, voltaram em 2007.

Mas o que  entrou  para a história  foram os meninos talentosos   que gostavam de ficção científica e astronomia, e que  ao lado de Rita Lee com o seu carisma  e presença de palco   propuseram ideias que estavam longe do padrão dito normal.

Além de defenderam  a guitarra como objeto de alto afirmação.

Acompanhe esta edição

Entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

Produção

Walmir Bortoletto

Edição

Paulo Girardi

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.