Ouça ao vivo

Prefeitura de Campinas cria plano para a prevenção da febre maculosa

Foto: Arquivo CBN

A prefeitura de Campinas anunciou a criação do Plano de Ação Municipal Intersetorial para Prevenção da Febre Maculosa na cidade, que se trata de uma série de medidas que envolve 11 secretarias, além da Defesa Civil, Setec e a Sanasa no combate à doença.  A principal mudança é o endurecimento das regras para a realização de eventos em parques públicos.

Com a publicação do decreto, a Vigilância em Saúde deve ser informada sobre os eventos para, se for preciso, acionar a Secretaria de Serviços Públicos para a adoção de medidas que reduzam os riscos de contaminação. Caso as intervenções não possam ser realizadas, e a Vigilância julgar que no local há riscos para o público, o evento não será autorizado. Os pedidos para realização de eventos devem ser avisados com ao menos três meses de antecedência para cumprimento dos trâmites. O governo não garante a resposta em tempo hábil caso os pedidos sejam feitos depois do prazo de três meses.

O secretário de saúde de Campinas, Cármino de Sousa, disse que o plano trata-se de um projeto de prevenção permanente, que não tem nenhuma relação com casos já registrados da doença. Ele lembra que nesta época do ano, não é comum que haja registros de novos casos de febre maculosa.

Um dos pontos mais tradicionais de lazer de Campinas, a Lagoa do Taquaral, é um dos locais que serão monitorados dentro do plano,devido a presença das capivaras no local. Os frequentadores acreditam que a ação é positiva e vai trazer segurança para a população. Cassiano Fontes disse que a prevenção sempre é importante. Sérgio Forato é de Valinhos, mas frequenta a Lagoa do Taquaral. Ele acredita que o plano deveria servir de modelo para outras cidades da região.

Em Campinas, dentre os indivíduos acometidos pela Febre Maculosa entre janeiro de 2007 e março de 2018, predominaram os do sexo masculino e na faixa etária de 20 a 49 anos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.