Ouça ao vivo

Sistema Cantareira sai do Estado de Alerta após seis meses

Foto: Divulgação / Governo do Estado de São Paulo

O Sistema Cantareira saiu do Estado de Alerta depois de seis meses operando com volume igual ou abaixo de 40%. A situação, porém, não é de tranquilidade uma vez que, neste domingo, o reservatório operava com 40,5% da capacidade. Já no final da tarde desta segunda-feira, o índice subiu para 40,9%

As águas do Cantareira estão diretamente relacionadas com a bacia do PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí) e atendem cerca de 3,5 milhões de habitantes.

O coordenador de projetos do Consórcio PCJ, José Cezar Saad, disse que até o final do mês de maio a expectativa é de que o Cantareira chegue a 60% de sua capacidade.

Nos últimos sete dias, o sistema Cantareira ganhou 1,40% da sua capacidade máxima, o que corresponde a 1.375 milhões de litros, que são equivalentes a 68.740 caminhões pipa de 20 mil litros.

Analisando os últimos 30 dias,  o sistema subiu o nível de água em 14 vezes e desceu em 10 ocasiões. Durante este período o nível de água manteve-se igual em 6 dias.

O coordenador de projetos do Consórcio PCJ se baseou em previsões e disse acreditar que, com chuvas até acima da média para a região das bacias do PCJ, a situação irá melhorar.

Na prática, com a saída do Estado de Alerta, a Sabesp fica desobrigada a retirar no máximo 27 mil litros por segundo e pode voltar a retirar até 31 mil litros, caso necessário.

O Cantareira é o maior reservatório de água da região metropolitana de São Paulo e abastece cerca de 7,5 milhões de pessoas por dia, 46% da população da região metropolitana, segundo a ANA (Agência Nacional de Águas), órgão que regulamenta o setor.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Campanha do Agasalho 2024: veja como doar

Campinas iniciou nesta quinta-feira (18) a Campanha do Agasalho 2024 com o slogan “Transforme o tom deste inverno”. A iniciativa busca arrecadar cobertores e roupas, principalmente, masculinas, que é a maior demanda.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.