Ouça ao vivo

Vereador apresenta projeto de lei para impedir reajuste previsto no IPTU de Campinas no ano que vem

Um projeto de lei apresentado pelo vereador Zé Carlos, do PSB, pode aliviar o bolso do contribuinte no ano que vem. Isso porque ele quer eliminar o reajuste de 10% já previsto para janeiro de 2020. Em 2017, os vereadores de Campinas aprovaram uma proposta de reajuste do imposto em três ocasiões, em janeiro de 2018, de 2019 e de 2020.

O maior reajuste veio no início do ano passado, quando o IPTU ficou em média 30% mais caro, gerando uma onda de críticas ao governo municipal. Neste ano, veio o segundo reajuste, de 10%, já aplicado aos carnês que estão sendo entregues aos contribuintes. E para o ano que vem, o imposto ficará 10% mais caro. A proposta do vereador Zé Carlos é suspender o reajuste que será aplicado em 2020. Segundo ele, não é possível fazer nada em relação correções de 2018 e 2019, mas para o ano que vem, ainda é possível recuar na decisão, uma vez que a população já foi muito onerada.

A Prefeitura de Campinas informou que atualização da Planta Genérica de Valores foi feita a partir de um amplo trabalho,desenvolvido por técnicos de diversas secretarias municipais e coordenado pela Secretaria de Finanças.  A administração ressaltou que no primeiro ano, mais de 200 mil imóveis tiveram isenção, redução no valor do imposto, ou pagaram em 2018 o mesmo valor pago em 2017.  A atualização também buscou reduzir as distorções existentes nas diferentes regiões da cidade, deixando agora o valor dos imóveis mais próximo da realidade de mercado do município.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.