Ouça ao vivo

Chuva forte expõe descaso com os moradores da Vila Vitória

Foto: Flávio Botelho

Trafegar pelas ruas da Vila Vitória, em Campinas, no Distrito do Ouro Verde, é uma missão quase impossível. Os buracos e crateras estão por todos os lados nas ruas sem asfalto. E a situação piora ainda mais quando chove. Foi o cenário encontrado no bairro, após a tempestade que atingiu justamente a Vila Vitória, de 44,4 mm, na última quarta.

De acordo com o aposentado Alfredo Damasceno, que mora no bairro a quase 20 anos, em dias de sol, o problema é a poeira , que alem dos transtornos, causa problemas de saúde. Já em época de chuva, as ruas ficam praticamente intransitáveis.

O pedreiro Mário Alves Ferreira, também mora a muito tempo na Vila Vitoria e de acordo com ele está difícil até andar a pé pelas ruas do bairro.

Para o ambulante, Antonio José de Oliveira , que é deficiente físico, transitar pelas ruas do bairro é um verdeiro tormento. Por conta dos buracos ele já chegou a cair e se machucar várias vezes.

De acordo com o vendedor , Jonathan Leal, o poder publico só adota medidas paliativas na rua principal do bairro onde circulam os ônibus, porém essas medidas vão embora com a chuva.

Em dezembro de 2015, a prefeitura realizou uma cerimônia , com a presença do prefeito Jonas Donizete, para a assinatura da ordem de serviço que autorizava o início das obras de pavimentação do Residencial Vila Vitória.

Na ocasião, ele anunciou que 32 ruas do bairro seriam pavimentadas com investimentos próprios de R$ 12 milhões. No texto, a administração informava que a conclusão ocorreria em, no máximo, 24 meses, o que acabou não acontecendo.

Em resposta a reportagem a prefeitura de Campinas informou que a nova previsão de entrega do asfalto no bairro Vila Vitória é setembro de 2019.

A pavimentação está em andamento e em janeiro de 2018 o contrato foi prorrogado por 20 meses porque houve problemas no andamento das obras. Segundo a administração já estão prontas 70% da drenagem, etapa que antecede à aplicação do asfalto. Nesta fase, as vias de terra recebem manutenção periodicamente.

Foi informado também que uma comissão de moradores foi recebida, em janeiro deste ano, e está ciente de todas as etapas da obra de pavimentação do bairro.

No texto é frisado que a Vila Vitória aguarda a pavimentação há décadas e que a atual administração assumiu este compromisso com a comunidade e, dentro do Programa Meu Bairro Bem melhor, está levando asfalto ao bairro com recursos 100% próprios.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.