Ouça ao vivo

Bispo enviado pelo Papa apura corrupção em Diocese de Limeira

Foto: Diocese de Limeira

O bispo da Igreja Católica, Dom João Inácio Muller está em Limeira, na região de Campinas e ouviu entre esta segunda e terça-feira, 17 padres do Conselho de Presbíteros da Diocese de Limeira.

O objetivo era ouvir os padres a respeito das acusações de corrupção que recaem sobre a Diocese de Limeira. Ele foi enviado pelo Papa Francisco, através de seu representante no Brasil, o núncio apostólico dom Giovanni d’Aniello.

A Igreja Católica já abriu um processo canônico sigiloso, uma  investigação interna da Igreja, para apurar a veracidade das acusações.

No centro dos escândalos está o bispo Dom Vilson Dias de Oliveira, da própria Diocese, que é suspeito de extorsão e coação de padres de diversas paróquias da região.

Na edição do Jornal O Globo, do último sábado, o padre emérito Ângelo Rossi denunciou o bispo afirmando que Dom Vilson  pediu a ele RS 50 mil para comprar armários para sua própria casa em Guaíra, cidade natal do religioso.

O bispo também é suspeito de acobertar denúncias de pedofilia contra o padre Pedro Leandro Ricardo, afastado da função eclesiástica de reitor da basílica de Americana, cidade também da região de Campinas, no último dia 26 de janeiro.

Com relação a isso, cinco adolescentes já tinham feito as denúncias à polícia e, nessa semana, quatro novas testemunhas procuraram a delegacia da cidade de Araras, na região de Limeira, mas a polícia civil informou que não dará detalhes pois o caso segue sendo apurado em segredo de justiça.

Dom João Inácio é atualmente bispo em Lorena, no interior paulista, e deve, a princípio investigar apenas o caso de corrupção na Diocese de Limeira e não o de pedofilia.

A defesa de Dom Vilson não foi localizada para comentar as acusações. Já a Diocese de Limeira informou que não irá se manifestar por enquanto.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.