Ouça ao vivo

Dois médicos peritos da Justiça do Trabalho de Campinas são presos

Dois médicos que atuavam como peritos da Justiça do Trabalho na região de Campinas foram presos preventivamente nesta terça-feira, 26, pela Polícia Federal. Os detidos são Claudio Sangalli, de São Roque, e Tania Mara Ruiz Barbosa, de Sorocaba.

Segundo investigação do Ministério Público Federa (MPF), após a deflagração da operação Hipócritas, em maio de 2016, esses dois peritos estavam pressionando outros investigados a combinarem versões falsas sobre propinas recebidas no exercício da função, e com isso, atrapalhando as investigações e obstruindo a Justiça.

Os detidos já respondem na Justiça Federal de Campinas pelo crime de corrupção passiva. A ação que levou a prisão deles é resultado de informações prestadas por outro investigado em acordo de colaboração premiada com o MPF.

Além das penas de prisão e de multa, o MPF pediu que a Justiça suspenda os denunciados de suas funções relacionadas a perícias e os condene a pagarem indenizações por danos materiais e morais por conta dos prejuízos causados pelos crimes.

Também foi solicitada à Justiça Federal o bloqueio dos honorários profissionais devidos pelo Tribunal Regional do Trabalho aos denunciados. A investigação da Operação Hipócritas apura um esquema no qual peritos médicos judiciais favoreciam empresas emitindo laudos favoráveis a elas.

O esquema de corrupção funciona pelo menos desde 2007 e foi detectado tanto em processos que tramitam nas varas do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, sediado em Campinas, como no da 2ª Região, localizado em São Paulo.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.