Ouça ao vivo

Enfermeira de CS relata más condições e pressão de vereador

Foto: Prefeitura/ Divulgação

Faltam medicamentos, materiais como folhas sulfite para laudos e condições de trabalho no Centro de Saúde do San Diego, em Campinas, onde vereadores também estariam exercendo pressão para furar a fila dos exames de imagem.

A denúncia é da enfermeira Priscila Aparecida Carvalho, que atua no atendimento básico da unidade e diz não ter medo de se identificar. Apesar de não detalhar o nome, diz ter recebido a ligação do gabinete de um parlamentar.

No diálogo por telefone, ouviu a solicitação para que uma paciente que espera há mais de um ano por um exame de ultrassom abdominal tivesse a situação “resolvida”. A funcionária, no entanto, informou que não poderia fazer isso.

A profissional fez o relato durante uma visita do vereador Marcelo Silva, do PSD, ao local. Na conversa, detalhou a falta de remédios no CS San Diego. Segundo ela, papéis para laudos precisam ser comprados pelos servidores.

A Pasta de Saúde foi procurada e alegou que as denúncias não procedem. Conforme a nota, o Centro de Saúde San Diego é novo; “foi inaugurado em 2017, com infraestrutura moderna, adequada e com acessibilidade e conforto”.

Sobre os medicamentos, diz que gerencia a lista “diariamente”, que tenta agilizar os processos licitatórios e justifica também que a “falta temporária acontece por diversos motivos”. Entre eles “problemas com fornecedor”.

Quanto aos insumos, argumenta que “alguns itens que estão em falta serão repostos o mais breve possível”. Sobre o ultrassom, afirma que o “exame está disponível e o agendamento é realizado conforme classificação de risco”.

Por fim, defende que “todos os pacientes são acompanhados clinicamente nas UBS” e ressalta que “todos os pacientes que estão aguardando exames e consultas com especialistas são classificados” levando em consideração o risco.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.