Ouça ao vivo

O marcante tema do filme Exodus em diversas versões

Um navio, um livro e um filme. Em comum, o nome Exodus. Em 1947, milhares de judeus sobreviventes do holocausto ou imigrantes estavam em um navio que tentava entrar na Palestina, dando início aos eventos que resultaram na criação do estado de Israel. Baseado nessa história, o norteamericano Leon Uris lançou, em 1958, um livro que bateu recorde de vendas, tanto que dois anos depois, foi adaptado para o cinema com direção de Otto Preminger. Essa introdução serve apenas para localizar o ouvinte, pois o assunto oriente médio é delicado por si só, e nosso objetivo nesse quadro é tratar de música. E embora a trilha sonora do filme Exodus mereça ser ouvida do começo ao fim, a faixa que abre o disco é o destaque.  A música tema de Exodus, assim como toda a trilha sonora, foi composta por Ernest Gold. Austríaco de nascimento, ele se mudou com os pais para os Estados Unidos no final dos anos 30, quando ainda era adolescente. Sendo judeus, eles estavam preocupados com a ascensão de Hitler e com a possibilidade de uma guerra que aumentava a cada dia.

Já na América, o jovem Ernest Gold, que tinha formação musical desde criança, foi para Hollywood com o firme propósito de compor para filmes, e foi isso que ele fez. Tocou, foi regente e fez arranjos para diversas produções de menor destaque.

A grande chance apareceu quando o diretor do filme Exodus, Otto Preminger, encomendou a trilha e permitiu que ela fosse feita com tempo. O resultado final não deixa dúvida : Oscar de melhor trilha sonora, globo de ouro na mesma categoria e Grammy pela música tema.

O sucesso da música tema de Exodus foi tão grande que o cantor Pat Boone escreveu uma letra e gravou This Land Is Mine, ou, Esta Terra É Minha. Obviamente inspirado na história do filme e na busca dos judeus por um país.

Formados numa prestigiada escola de música nos Estados Unidos, os pianistas Ferrante & Teicher desenvolveram uma carreira juntos. Eles gravavam versões de obras clássicas, fossem eruditas ou populares, e o tema de Exodus foi o maior sucesso comercial da dupla.

E o primeiro disco de ouro da história do jazz também tem ligação com a música escrita por Ernest Gold. Exodus To Jazz é o primeiro LP do saxofonista Eddie Harris e foi lançado em 1961. E o carro-chefe foi a releitura da principal música do filme.

O tema de Exodus foi tão marcante que ganhou versões até fora dos Estados Unidos. E se o assunto é emoção, nada melhor do que ouvir uma das maiores cantoras da história da França : Edith Piaf.

 

Ernest gold

O emocionante tema do filme Exodus  escrito por Ernest Gold  é o destaque dessa edição do Música é Cultura.

 

 

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

produção

Walmir Bortoletto

edição

Paulo Girardi

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.