Ouça ao vivo

Os sucessos da dupla Hall & Oates

Os sucessos dessa dupla são reconhecidos facilmente. Entre 1980 e 84, Daryl Hall & John Oates lançaram quatro discos e tiveram várias músicas no primeiro lugar das paradas. O fato pode ser creditado ao trabalho que vinham fazendo desde o começo dos anos 70 e ao entrosamento, mas não há como negar que eles se deram muito bem com sintetizadores e teclados, o que lhes garantiu uma sonoridade parecida com a new wave que marcou a década de 80.  É lógico que tanto Daryl Hall quanto John Oates merecem reconhecimento pelas composições , e no caso desse período de maior sucesso comercial, eles participaram ativamente na produção dos discos. Outro fator a ser considerado é que no começo dos anos 80 surgiu nos Estados Unidos a MTV, e os videos da dupla estavam entre os mais exibidos.

O som da dupla foi rotulado como rock & soul. Quem conhece um pouco do que era feito na gravadora Motown reconhece a influência do soul no jeito de cantar e nos arranjos. No caso de Daryl Hall isso é facilmente explicado pelo fato de ele ter participado de sessões de gravação do grupo Temptations ainda na década de 60.

Já o toque de rock pôde ser ouvido apenas no começo da carreira, mas sem muito destaque. Somente na segunda metade dos anos 70 é que eles conquistaram  as paradas de sucesso, entre elas, uma que homenageia Sara Allen, namorada de Daryl Hall na época. O amor virou casamento, durou quase trinta anos e Sara ajudou até em composições da dupla.

 

Daryl Hall e John Oates

 

O encontro que fez nascer a amizade entre Daryl Hall e John Oates foi curioso. Em 1968 eles participavam com seus respectivos grupos de um festival de novos talentos numa tradicional casa de espetáculos na Filadélfia, quando um tumulto provocado por gangues causou correria e confusão. Na fuga, os dois se conheceram no elevador. O gosto parecido por música garantiu uma boa conversa, e após alguns desencontros, estava formada a dupla com a voz forte de Daryl Hall e o apoio de John Oates.

Um som com pitadas de rock e soul. Essa receita funcionou e garante longevidade a Daryl Hall e John Oates. Músicos, compositores e cantores que deixaram seus nomes marcados no universo pop.

Acompanhe os sucessos marcantes da dupla Daryl Hall e John Oates nesta edição do quadro Música é Cultura.

 

 

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

Walmir Bortoletto
Edição
Paulo Girardi
Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.