Ouça ao vivo

Indústria regional registra demissões pelo terceiro mês consecutivo

Foto: Flávio Botelho

As industrias da Região Metropolitana de Campinas fecharam 450 postos de trabalho em janeiro deste ano. Segundo os dados da Pesquisa de Sondagem Industrial divulgada pelo Ciesp, esta foi a primeira vez, desde 2013 que a indústria regional fecha o mês de janeiro com demissões no setor.

Os dados apontam também que este foi terceiro mês consecutivo com números consideráveis de demitidos. Em novembro do ano passado 500 trabalhadores do setor perderam o emprego. Em dezembro foram mais 650 demissões.

De acordo com o Diretor do Ciesp Regional Campinas, José Nunes Filho, os números são reflexo da descapitalização das industrias provocada pela política bancaria vigente no país.

Em termos percentuais, houve uma queda de 0,29% taxa de emprego no primeiro mês do ano. Os setores mais afetados foram os de produtos de borracha e material plástico, produtos alimentícios , químicos e informática.

Apesar do saldo negativo no quesito emprego a pesquisa de sondagem industrial divulgada pelo Ciesp Regional Campinas aponta otimismo por parte do empresariado. O reflexo pode ser medido no volume de importações. Segundo o diretor de Comércio exterior da entidade, Anselmo Riso, em janeiro foi registrado um aumento de 14% no volume de produtos importados. O índice, segundo ele, significa que a industria regional está retomando o folego.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.