Ouça ao vivo

London Calling o álbum que marcou a mudança sonoro do The Clash completa 40 anos

Em 2002  o guitarrista  e vocalista Joe Strummer estava em Londres com a banda The Mescaleros  e no decorrer do show ele chamou ao palco o  guitarrista Mick Jones.  O  público foi ao delírio pois o que eles estavam presenciando , depois de 16 anos,  era  o mais próximo  possível  da  tão  aguardada    reunião do grupo The Clash, encontro  esse que  ganharia  um caráter único pois Joe Strummer aos 50 anos iria morrer um mês depois.

Foi   justamente com o   Mescaleros  que Joe Strummer    resgatou  uma postura musical apresentada pelo seu antigo grupo o  The Clash   principalmente a partir do 3ª álbum intitulado London Calling.  Lançado em  1979 essa produção  deu uma guinada na  sonoridade da banda .  Além dos acordes do punk  elementos  como : reggae, dub,  e ska passaram a fazer parte do som do grupo .

O  Clash  surgiu em 1976  dentro do movimento punk  inglês.  Ao lado do grupo Sex Pitols ganhou bastante projeção  com uma    postura    agressiva em  seus primeiros trabalhos .  Vários  músicos passaram pela banda, mas a chamada formação clássica além de Joe Summer e Mick Jones contou ainda com Paul Simonon no baixo e Topper Headon na bateria.

Mas não foi só uma mudança sonora  que o quarteto propôs  com o Lp  London Calling. O discurso do The Clash tendo Joe Strummer como principal letrista ganhou outro contorno .  Temas como depressão e ódio  deram lugar  para uma visão mais abrangente  e assuntos como problemas sociais,  discriminação racial e até questões  políticas  entram na pauta do The Clash.

The Clash música e atitude

London Calling  com 19  faixas foi lançado no formato de lp duplo, e através de  uma negociação intensa da banda junto a gravadora foi  estabelecido um acordo para o  produto final ser comercializado pelo preço de uma disco simples, mesmo mudando o som o  The Clash  manteve as suas origens.

Já a capa do álbum com a foto do  baixista Paul Simonon  segurando o seu contrabaixo pelo braço e o  arremessando no chão se tornou  uma imagem  icônico. O fato aconteceu em um  show  em Nova York quando Simonon estava frustrado  em tocar para uma plateia que assistia o  show sentada de forma comportada.

As escolhas   feitas  a partir de London Calling fizeram  com que o The Clash  alcançasse um novo patamar na história do rock,  e em seus próximos trabalhos  o grupo ganharia  mais  popularidade mundo a fora ao buscar novas influencias …  mas sem nunca deixar de ser uma banda Punk.

Acompanhe esta edição

 

Entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

Produção

Walmir Bortoletto

Edição

Paulo Girardi

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.