Ouça ao vivo

Nas feiras de Campinas, consumidor não percebe queda no preço do tomate

Foto: Valéria Hein

O tomate está deixando de ser considerado o grande vilão para o consumidor na hora de comprar legumes e verduras. Este coringa, útil para várias receitas, tem registrado queda nos preços.

Um Boletim divulgado pela Conab, Companhia Nacional de Abastecimento, neste início de ano, demonstra que o preço do tomate caiu nas capitais. Em São Paulo, a queda foi de cerca de 8%.

Ainda de acordo com o boletim, a queda é um reflexo do aumento da oferta do produto e as altas temperaturas que aceleraram a maturação e, por consequência, obrigam o produtor a colocar o produto antecipadamente no mercado.

Em Campinas, valores mais baixos já estão sendo observados nos supermercados, mas nas feiras, o consumidor ainda não sentiu a diferença, como contam as amigas, Margarete Trigo e Daniele Candreva.

Márcia Aparecida Venturi também não percebeu a queda de preço na feira livre que frequenta. Iracema Ferrari diz não ter muita escolha. Para ela, comprar na feira do bairro é mais prático, só que não há muita opção, nem concorrência de preços.

De acordo com a Ceasa Campinas, o preço do tomate está em média R$ 2,00, o quilo. Mas, o feirante, Antônio Marcos, informou que não houve essa queda anunciada nos preços do tomate. Em um dos momentos mais críticos, em meados de 2013, o preço nas centrais de abastecimento chegou a R$ 4,45 o quilo.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.