Ouça ao vivo

Pacientes reclamam da falta de medicamentos de uso continuo nos postos de saúde de Campinas

Pacientes da rede municipal de saúde de Campinas estão encontrando dificuldades para conseguir remédios de uso contínuo, como por exemplo, os prescritos para o controle do diabetes e da hipertensão.

Do total da lista de 164 medicamentos fornecidos pela municipalidade, 48 estão em falta. Outros 13 são encontrados, mas, segundo a própria Prefeitura, em apenas alguns postos. Além dos medicamento há falta também de seringas.

O Operador de Máquinas, Anderson da Silva Cabreira, é diabético e faz uso continuo de insulina. Além do medicamento ele necessita de lancetas e seringas. O problema é que o material não tem sido encontrado nos postos de saúde da cidade. Para se ter uma ideia, ele explicou que teve que usar a mesma seringa por duas semanas seguidas.

Anderson da Silva Cabreira enviuo  uma  mensagem a Rádio CBN que foi lida  ao vivo durante a programação local e na sequencia um ouvinte de Hortolândia, o vigilante Wilson José Pereira, entrou em contato informando que tinha seringas sobrando em casa e que poderia doar.

Na opinião do vigilante, a situação vivida pelos operador de máquina, em Campinas, é humilhante e  lamentável.

Ele explicou que as seringas doadas foram fornecidas no centro de saúde do bairro em mora, onde não há falta do produto básico para os pacientes que fazem o uso de insulina

Em nota a Secretaria de Saúde de Campinas explicou que atua juntos aos fornecedores para a reposição rápida dos 48 itens que estão em falta neste momento na rede municipal.
A previsão para normalização varia de acordo com o tipo de medicamento, mas a maioria deve chegar entre final de fevereiro e início de março. A falta temporária acontece por diversos motivos, entre os quais problemas com fornecedor ou na importação. Até a regularização, o paciente pode procurar o seu médico para verificar uma alternativa terapêutica. Sobre as seringas para insulina, em 20 dias os estoques devem ser normalizados. A falta ocorreu porque o fornecedor não cumpriu o prazo de entrega dos insumos. Já foram desencadeados os processos para penalização da empresa e a segunda colocada na licitação foi acionada.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.