Ouça ao vivo

Pedestres reclamam da falta de manutenção de calçadas em Barão Geraldo

Foto: Flávio Botelho

Pedestres e moradores de Barão Geraldo estão reclamando do abandono provocado pelo poder público municipal, especialmente quanto à manutenção de ruas, parques e praças que estão localizadas naquela região.

O caso mais emblemático, que mostra claramente a falta de manutenção no passeio público, é uma calçada localizada no cruzamento da rua Giuseppe Maximo Scolfato com a Rua José Pugliese Filho, na divisa entre os bairros Cidade Universitária e o Guará.

Diante da impossibilidade de trafegar pela calçada o pedreiro, Valdete Caldeira, teve que enfrentar o perigo e seguir pela rua junto aos carros.

Além do mato, que toma conta da calçada, outro problema é o lixo acumulado. No cruzamento com a Rua Desembargador Antão de Moraes, até o que restou de uma armário de madeira completa o cenário.

De acordo com o caseiro Wanderley Araújo Peixoto, situação semelhante é comum nessa região composta por imóveis de alto padrão. Para ele falta uma ação mais concreta do poder publico municipal em cobrar os responsáveis pela manutenção das calçadas.

Em nota, a administração municipal confirmou que a manutenção de praças e jardins e limpeza de terreno do distrito de Barão Geraldo entra na ordem de serviço do Departamento de Parques e Jardins da Prefeitura de Campinas, concorrendo com outros chamados feitos através do sistema telefônico 156.

No caso do distrito de Barão Geraldo, os cidadãos também podem fazer formalizar as solicitações diretamente na Subprefeitura, por meio do serviço Agiliza.

Quanto as calçadas particulares, em frente a residências, empresas ou terrenos sem construção, a manutenção é de responsabilidade do proprietário do imóvel.

Para a manutenção do passeio público o pedido deve ser feito junto ao Cofit _ Coordenadoria de Fiscalização de Terrenos, que atende no mesmo sistema de ordem de serviço. Feito o pedido o Cofit notifica o proprietário para que faça a limpeza. Se não fizer, pode ser multado. O valor da multa não foi informado.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.