Ouça ao vivo

Sala do Ouro Verde tem moscas e equipamento quebrado

Foto: Denúncia de ouvinte

O relato reforçado por fotos de um morador de Campinas mostra uma sala do Hospital Municipal Ouro Verde com moscas sobre um paciente e equipamentos com avisos afixados devido à falta de funcionamento.

Para o ouvinte que não quis se identificar e pediu para ter a voz alterada, o local não teria condições de receber e atender pessoas, já que o ar condicionado não funciona e o risco de contaminação seria evidente.

O vereador Pedro Tourinho, do PT, teve acesso à denúncia. Recém-eleito presidente da Comissão de Saúde da Câmara, ele promete que a situação será averiguada. Os trabalhos se iniciam nos próximos dias.

Ele quer propor visitas e diligências em lugares apontados e considerados críticos pela população. O objetivo é elaborar relatórios e cobrar soluções da Rede Mário Gatti e da Secretaria Municipal de Saúde.

  • Respostas

A Rede Mário Gatti enviou nota alegando que as imagens mostradas são da Sala Vermelha do Pronto Socorro Adulto do Hospital Ouro Verde, que “é um espaço climatizado, com janelas de vidro que permanecem fechadas”.

Além disso, afirma no comunicado oficial que o local tem uma porta pivotante “para a passagem das macas” e alega que “todos os cuidados com o espaço seguem as normas e recomendações técnicas preconizadas”.

O texto ainda justifica que a sala “é uma área de grande circulação” e que “pode ocorrer a entrada de um inseto, embora não seja o esperado”. E nega também que ocorra falta de equipamentos na unidade hospitalar.

Sobre o aparelho mostrado, por fim, argumenta que “a sinalização foi feita no fim de semana para a equipe de Engenharia Clínica fizesse a substituição, o que ocorre em dias úteis” e que não houve prejuízo para os pacientes.

A CBN procurou também a Vigilância Sanitária e assessoria da prefeitura informou, por meio de nota, que vistoria as unidades de forma rotineira e mediante denúncias. A partir desta visita, são realizados laudos e relatórios, caso seja identificada alguma irregularidade relativa a estrutura, processo de trabalho, documentação e condução do rito administrativo sanitário. Junto à coordenação da unidade, é elaborado um cronograma de adequações e firmado um termo de compromisso com as ações necessárias e os prazos para a solução das questões levantadas. A nota não informou quando foi feita a última vistoria no Hospital Ouro Verde.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.