Ouça ao vivo

Secretário defende barragem de Pedreira após embargo

Foto: Reprodução

O secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, se ampara na chance de uma nova crise hídrica na região de Campinas e descarta o risco de rompimento para justificar a construção da barragem de Pedreira.

As obras da reserva de água foram embargadas após o decreto da prefeitura da cidade. A decisão se baseou nas críticas feitas pelos vereadores e pela população, principalmente depois do que ocorreu em Brumadinho, Minas Gerais.

O próprio Poder Executivo alega que não foi apresentado plano de ação de emergência para caso de desastre, ou plano de desassoreamento da calha do Rio Jaguari, que evitaria futuras enchentes nas proximidades da barragem.

Mas o responsável pela Pasta de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, justifica que o planejamento foi iniciado em desde 2015 e passou por todas as etapas para aprovação, além de audiências públicas nas três cidades.

Penido também nega a falta de estudos de impactos sociais e infraestrutura, situação que poderia impactar na distribuição de gás, energia elétrica e ainda serviços de saneamento, escolas, transporte, saúde e telefonia no município.

Ele diz que o momento não é propício para questionar o empreendimento, já que o estágio atual se refere à licença de instalação para a construção e não de operação, na qual os planos de emergência e evacuação serão apresentados.

O embargo em Pedreira é válido até que a obra seja regularizada pela empreendedora perante os órgãos da Administração Municipal. Em caso de descumprimento, o representante da empresa responsável pode ser indiciado.

Para o secretário, no entanto, a situação pode ser resolvida em uma reunião que pretende ter em breve com o prefeito de Pedreira, Hamilton Bernardes, do PSB. No encontro, pretende apresentar todas as garantias de segurança da barragem.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.