Ouça ao vivo

Vereador acusa EMDEC de fabricar multas no trânsito de Campinas

Foto : Flávio Botelho

O vereador Edison Ribeiro (PSL) acusou a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas, a Emdec, de fabricar multas e autuar indiscriminadamente os motoristas que trafegam no confuso trecho da avenida John Boyd Dunlop.

Ele afirmou que ao invés de orientar os motoristas que trafegam no trecho que passa por obras para implantação do BRT, os agentes ficam escondidos para aplicar as multas a quem comete infração.

A afirmação do parlamentar foi feita publicamente, na sessão ordinária da última segunda-feira, na Câmara Municipal e ganhou repercussão nas redes sociais e na transmissão por Youtube.

No discurso inflamado o vereador afirma que presenciou os fiscais de transito aplicando multas aleatoriamente.

Além de classificar a Emdec como fábrica de multas, Edison Ribeiro também acusou a empresa por roubo ao contribuinte, porque está fugindo da sua real função.

O parlamentar afirmou que os agentes estão orientados a saírem com talão de multas, assim como fez o seu presidente, Barreiro, que aplicava ele as multas nos motoristas.

Durante o discurso no plenário da Câmara Municipal, ele chegou a insinuar ameaças contra os agentes da Emdec que por ventura virem a multa-lo no trânsito.

O presidente da Emdec e Secretario Municipal de Transportes Carlos José Barreiro foi denunciado pelo Ministério Público por ter aplicado multas aos motoristas que o atrapalhavam a chegar na casa dele.

Ele chegou também a se explicar na Câmara Municipal de Campinas, na Comissão de Mobilidade.

  • Resposta

Em nota, a Emdec disse que aumentou a presença dos agentes da Mobilidade Urbana nos locais com obras, justamente com a premissa de orientação; e para garantir a segurança e fluidez viária. Os agentes ficam posicionados no viário principal, circulando e prestando apoio permanente.

Quando há demandas pontuais em locais fora do viário principal, são prontamente deslocados.

A Emdec garante que o foco principal é o monitoramento do trânsito; e não a fiscalização.

A nota ressalta que evidentes casos de grave desrespeito às Leis de Trânsito, que colocam em risco a vida de pedestres e demais motoristas, são passíveis de punição, dentro da estrita legalidade.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.