Ouça ao vivo

Campinas registra 141 quedas de árvores em 2019

Foto: Camilo Beckedorf de Lima

Cento e quarenta e uma árvores caíram em Campinas nos dois primeiros meses do ano. As principais causas foram os ventos e as chuvas que atingiram a cidade. O número de quedas já se aproxima da metade do total registrado em todo o ano passado, 329. O balanço é da Secretaria Municipal de Serviços Públicos.

O responsável pela Pasta, Ernesto Paulella, explica que o volume de ocorrências se deu principalmente por conta do solo constantemente úmido e das ventanias. Questionado se outros problemas como pragas e doenças, poderiam ter influenciado, nega e diz que só 10% das quedas não tem relação com o tempo.

Paulella também foi indagado sobre as condições das copas e dos galhos, que aumentam a chance de queda da planta e ainda apresentam riscos à população. Segundo o titular da secretaria, o trabalho de monitoramento e poda preventiva é constantemente feito para evitar que as mudas adultas fiquem frágeis.

Para isso, garante que as cinco equipes que circulam pelo município fazem o manejo de até 1,2 mil árvores por mês. O serviço inclui remoções e vistorias. Já sobre as solicitações dos moradores, nega que o atendimento pelo telefone 156 demore e diz que a maioria das reclamações envolve a queda de folhas.

Conforme os dados da Secretaria de Serviços Públicos com base em imagens de satélite, Campinas tem hoje cerca de 600 mil árvores em toda a área urbana. Os números da Pasta detalham ainda o total de quedas. Além das 329 em 2018 e das 141 até fevereiro deste ano, foram 627 ocorrências em 2017 e 1.010 em 2016.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.