Ouça ao vivo

Campinas tem segundo verão menos chuvoso dos últimos 30 anos

O verão terminou nesta quarta-feira, e este foi o segundo com menos chuvas em Campinas nos últimos 30 anos, de acordo com Cepagri da Unicamp. Somente no verão 2014-2015 choveu menos, o que contribuiu para a crise hídrica no estado de São Paulo em 2015. Na ocasião o volume de chuvas registrado foi de 291 milímetros.

A professora e pesquisadora do Cepagri da Unicamp, Ana Ávila, explica a falsa impressão de que este verão foi bastante chuvoso. “Dezembro, janeiro e fevereiro tiveram chuvas abaixo do esperado. A gente tem aquela impressão que o verão teve chuvas mais volumosas por conta desses danos, até com perdas de vidas que tivemos, porém em termos médios pra maior parte da região as chuvas ficaram abaixo da média”. No último verão o registro é de 437 milímetros, bem abaixo da média histórica, que é de 690 milímetros.

Campinas teve também em 2018 o mês de dezembro menos chuvoso desde que O Cepagri iniciou a medição, em 1990. Foram somente 70 milímetros durante todo o mês. E com menos chuvas, as temperaturas durante o verão foram um grau mais altas do que a média, segundo Ana Ávila. A pesquisadora afirma que seguiremos tendo alguns dias de calor e chuvas no início do outono, que é uma fase de transição de estações.

Porém, ao longo da estação, é possível que a região tenha menos dias frios devido ao fenômeno El Niño. Quanto às chuvas, há uma tendência natural de diminuição no final do outono e início do inverno, quando geralmente tem início o período de estiagem na região, quando há uma queda na média histórica de chuvas de junho a agosto.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.