Ouça ao vivo

Chuvas deixam Campinas em estado de alerta; Níveis dos rios da região e do Cantareira sobem

Foto: Leandro Las Casas

Campinas segue em estado de atenção nesta segunda-feira, 4, por conta das chuvas, segundo a Defesa Civil. A previsão é que a cidade receba cerca de 60% de toda a chuva prevista para março até terça-feira, 5.

Segundo a Somar Meteorologia, o acumulado de chuvas dos últimos dez dias atingiu 144 milímetros na cidade. Outras cidades da região também estiveram em estado de atenção desde quarta-feira, 27. Além de Campinas, Sumaré, Vinhedo e Valinhos emitiram o alerta na quarta, e Pedreira entrou na lista na sexta-feira. Nesta segunda-feira somente Campinas segue em estado de atenção.

Este alerta considera chuvas de alto volume, com potencial de gerar pontos de alagamento nas cidades.

E essas chuvas têm aumentado consideravelmente a vasão dos rios da região. O nível do Rio Atibaia em Valinhos, no ponto de captação da Sanasa para abastecimento de Campinas, subiu de 17 m³/s na segunda-feira, dia 25 de fevereiro, para 66 m³/s na manhã desta segunda-feira, 4. Já o Rio Piracicaba subiu de 120 m³/s para 620 m³/s em uma semana.

As chuvas ajudaram também no aumento do nível do sistema Cantareira. Na última segunda-feira, 25, o sistema estava com água em 46,3% de sua capacidade, e nesta segunda-feira, 4, está em 48,9%.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.