Ouça ao vivo

Com volta da dengue tipo 2, Devisa não descarta nova epidemia

arquivo/cbn

Após mais um município da região de Campinas registrar casos de dengue tipo 2, o Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas (DEVISA) não descarta possibilidade de nova epidemia. Infecção por sorotipo 2 do vírus da dengue não era registrada há 10 anos na região.

A Prefeitura de Americana confirmou nesta segunda-feira três casos autóctones, quando são contraídos dentro do próprio município.

Campinas também confirmou recentemente dois casos, sendo um importado e outro autóctone.

Pessoas que já foram diagnosticadas com dengue anteriormente, são imunes ao sorotipo que foram infectadas, mas ainda são suscetíveis aos outros três sorotipos, como explica a diretora do DEVISA, Dra. Andrea Von Zubem.

A maior epidemia de dengue da história de Campinas foi em 2015, com mais de 65 mil casos confirmados. Ainda assim, a dengue tipo 2 infectou baixa quantidade de pessoas na região de Campinas.

Com o retorno desse sorotipo, a população corre risco de ser infectada, e no caso dos pacientes que já tiveram dengue anteriormente, o quadro pode ser ainda mais grave.

Diante dos fatos, a diretora do DEVISA considera a possibilidade de uma nova epidemia de dengue em Campinas e região.

Campinas já registrou em 2019, até o momento,  56 casos de dengue (incluindo o tipo 2). No ano passado, durante o mesmo período, foram registrados 66 casos da doença.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.