Ouça ao vivo

Especialista recomenda cautela, mas sem alarde, sobre invasão da Momo na Web

Foto: Redes Sociais

Motivo de alarde entre mães e pais, a Momo, personagem que nasceu como um perfil macabro no  WhatsApp, estaria invadindo vídeos infantis no Youtube, ensinado crianças sobre como cometer suicídio. A preocupação surgiu após um alerta ter sido disparado por uma corrente que circula no WhatsApp.

Apesar de não incluir links comprovando a denúncia, a corrente mostrava fotos e vídeos da Momo. Blogueiras que abordam a temática da maternidade também publicaram postagens sobre o problema. O especialista em Tecnologia, Arthur Igreja, professor da FGV, recomenda uma conversa com os filhos e cuidados, como manter objetos cortantes e pontiagudos fora do alcance das crianças.

Ele admite ser impossível monitorar todos os acessos dos filhos na internet, mas considera conveniente manter a precaução. Relatos de pais que teriam desconfiado da invasão da momo no conteúdo que os filhos não faltaram. Uma mãe chegou a fazer um vídeo chorando porque a filha estava com medo de dormir ou ir ao banheiro sozinha e ela desconfiou que Momo fosse o motivo desta mudança de comportamento.

O especialista em tecnologia, no entanto, lembra que o mesmo alarde ocorreu nos Estados Unidos, em fevereiro deste ano, sem que nada de concreto fosse constado. Igreja não descarta a hipótese de tratar-se mais um caso de Fake News. Após tanta repercussão, o Ministério Público da Bahia instaurou até uma investigação sobre o caso.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.