Ouça ao vivo

Ex-prefeita de Holambra é condenada por caixa negativo

A ex-prefeita de Holambra, na região de Campinas, Margareti Rose de Oliveira Groot, foi condenada pela Justiça a dois anos de reclusão em regime aberto. A pena se dá por ela ter ordenado e autorizado despesas no final do mandato, em 2012. Os valores não poderiam ser pagos no mesmo exercício financeiro.

Conforme a ação, a então chefe do Executivo deixou o caixa do município sem verba e um saldo a pagar de R$ 12,3 milhões em 31 de dezembro daquele ano. A decisão foi assinada no início deste mês pelo juiz Fernando Leonardi Campanella, da Vara de Artur Nogueira, que fala em “farta prova documental”.

No texto, o magistrado argumenta que o parecer do Tribunal de Contas “não deixa dúvidas de que a acusada incorreu na conduta que se lhe imputa”. Para Leonardi, a “vontade livre e consciente de assumir obrigações nos dois últimos quadrimestres de seu mandato fica evidente”, o que configura o dolo.

A ex-prefeita, Margareti Rose de Oliveira Groot, pode aguardar os recursos em liberdade. A produção tentou contato com ela, mas não obteve resposta.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.