Ouça ao vivo

Ipem fiscaliza 22 e autua oito supermercados em Campinas

Uma operação do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo em Campinas resultou na autuação de oito supermercados de pequeno, médio e grande porte. Ao todo, 22 estabelecimentos foram visitados pelas equipes.

Os fiscais do órgão estiveram em bairros como Jardim Planalto, Jardim São Cristovão, São Pedro de Viracopos e Vila Aeroporto. Além de Campinas, as ações aconteceram em Araçatuba, Bauru, Ribeirão Preto e São Carlos.

No total, 65 locais foram fiscalizados, sendo 34, ou 52%, autuados. Além disso, foram conferidos 250 produtos pesados sem a presença do consumidor. Em 75 deles, 30%, foram registrados pesos inferiores aos indicados nas embalagens.

Muitos itens também não continham informações detalhadas. O trabalho aconteceu entre os dias 11 e 14 de março, na Semana do Consumidor. O objetivo era identificar irregularidade e garantir que o consumidor não seja prejudicado.

O instituto ligado ao Governo do Estado de São Paulo informou que os estabelecimentos autuados têm 10 dias para apresentar defesa ao órgão. De acordo com a lei federal, as multas podem variar entre R$ 100 e R$ 1,5 milhão.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.