Ouça ao vivo

Jonas tem semana com duas baixas no primeiro escalão

Prefeito de Campinas, Jonas Donizette (Foto: Divulgação/PMC-Fernanda Sunega)

A semana não foi nada boa para o prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB). Pelo menos no que diz respeito à relação com secretários do primeiro escalão. Em um período de três dias, teve duas perdas. Os Secretários de Habitação e presidente da Cohab, Samuel Rossilho e de Planejamento e Urbanismo, Carlos Santoro.

Na terça, dia 13, Rossilho pediu exoneração alegando motivos pessoais. Nos bastidores, porém, a conversa é que a saída ainda é reflexo da votação do processo de cassação de Jonas, na Câmara. Rossilho é filiado ao Democratas, assim como o vereador Campos Filho, que, apesar da base governista, votou a favor da cassação. A saída de Rossilho, portanto, significaria um afastamento do DEM da base aliada.

Ele estava no governo desde o início do primeiro mandato do prefeito, em 2013, quando ocupou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo. Quem assumiu a pasta, de forma interina, foi Vinícius Issa Lima Riverete, diretor comercial, administrativo e financeiro da Cohab.

Já a saída de Carlos Santoro da pasta de Planejamento e Urbanismo não foi menos polêmica. Na quinta-feira, dia 14, ele não compareceu ao trabalho e a própria prefeitura não sabia informar se ele permaneceria no governo, afirmando apenas que não havia recebido qualquer comunicação, por parte de Santoro, a respeito do assunto. Essa confirmação só foi dada, pela administração, na tarde de sexta-feira, 15.

Em nota oficial, a prefeitura disse que Jonas aceitou o pedido de demissão e ressaltou o sentimento de gratidão pela dedicação dele no exercício do cargo, lembrando que Santoro foi fundamental para a aprovação de leis importantes, como as do Plano Diretor e de Parcelamento, Ocupação e Uso do Solo. O executivo, porém, não informou o motivo do pedido de exoneração.

Também nos bastidores, a saída teria sido motivada pela possibilidade de desmembramento da pasta de Planejamento e Urbanismo em duas secretarias, o que teria desagradado o secretário, e também pelo fato de não ter sido comunicado diretamente pelo executivo das trocas e nomeações recentes no primeiro escalão municipal.

Quem assume, de forma interina, a Secretaria de Planejamento e Urbanismo, é o engenheiro Ruben Celso Quesiti Passos, servidor de carreira da pasta.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Dono de animal solto em rodovia é responsável em caso de acidente

A morte do secretário-adjunto de desenvolvimento de Nova Odessa, Eduardo Mota, levanta uma questão: de quem é a responsabilidade quando animais soltos nas vias se envolvem em acidentes? O parlamentar morreu após atropelar com o carro um cavalo, na Rodovia dos Bandeirantes, na altura de Hortolândia, no último dia 25.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.