Ouça ao vivo

Mortes no trânsito caem na Região de Campinas, mas os números continuam alarmantes

A colisão gerou congestionamento no entroncamento com a Rodovia Anhaguera (Foto: Valéria Hein)

Hortolândia é o município da região de Campinas, com população acima de 200 mil habitantes, com maior taxa de mortes no trânsito. Já, Sumaré registra o menor índice da região e está entre os cinco municípios com melhor desempenho em segurança viária do estado de São Paulo.

Cinco cidades da região fizeram parte deste levantamento, realizado pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP, que incluiu 26 municípios no estado. Na Região, todas apresentaram melhora em 2018.

Se comparado com os números de 2017, Indaiatuba saltou da 21ª posição para a 10ª, Americana passou da 18ª para a 7ª, Campinas, da 13ª para a 6ª; Sumaré, da 9ª posição foi para a 4ª; e mesmo Hortolândia, a última do ranking na região, subiu duas posições, da 15ª para a 13ª.

Apesar da queda nos números, quando o assunto é morte o trânsito, a situação ainda é alarmante no país. Um relatório da Organização Mundial de Saúde mostra que o Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, atrás da Índia, China, Estados Unidos e Rússia.

José Aurélio Ramalho, Presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, alerta que 90% dos acidentes estão associados ao fator humano. Para ele, bastam atitudes simples de motoristas e pedestres. No entanto, ele considera essencial a instalação de radares e lombadas eletrônicas e uma fiscalização policial eficaz como forma e inibir comportamentos de risco no trânsito.

José Aurélio alerta ainda para o número alarmante de sequelas permanentes. Para José Aurélio, só a Educação poderá definitivamente mudar esse realidade brasileira. Um levantamento do Ministério da Saúde revela que está longe da meta estabelecida pela ONU, que prevê redução de 50% no número de vítimas em 10 anos, contados a partir de 2011.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.