Ouça ao vivo

Música e Poesia !

Ele  já  tinha se tornado   uma excelente promessa como um jovem compositor ao ter as suas músicas gravadas por vários artistas . Porém existia um potencial para que a luz do palco o iluminasse como violonista e interprete. Era o desafio que faltava para consolidar a carreira de João Bosco com o lp Caça a Raposa.

Lançado em 1975   o segundo disco  de João Bosco  trouxe 12 faixas assinadas em conjunto com  amigo Aldir Blanc. O discurso de Caça a Raposa estava em ressonância com  um cenário de ebulição cultural   que lançava  um olhar de oposição  ao Estado de exceção que o País  vivia.

Essa  parceira do mineiro  João Bosco da pequena cidade  de Ponte Nova com o carioca Aldir Blanc nasceu em 1972 através do lançamento de  um compacto  como suplemento do  jornal o Pasquim que trazia de um lado a composição Agnus Sei e do outro Águas de Março de Tom Jobim, segundo o próprio João foram essas águas que promoveram o seu batismo fonográfico.

E dentro desse repertório de Caça a Raposa  algumas canções conquistaram o patamar de clássico da MPB.   O samba   De frente pro Crime, letra de Aldir Blanc que exercitou  toda a sua habilidade como cronista ao descrever   uma narrativa que marcou época .

 

Aldir Blanc e João Bosco musica e poesia

O  Bolero  Dois pra cá, dois pra lá   já era conhecido na versão com Elis Regina , que sempre apostou no talento de jovens compositores,  ela  tinha gravado um ano antes em 1974  , e  a mesma elegância  foi mantida  tendo o primoroso arranjo ao piano de Cesar Camargo Mariano.

Parte da obra de João Bosco também   foi construída tendo Milton Nascimento,  e toda a estrutura  do movimento Clube da Esquina  como referencia e em Caça a Raposa Toninho Horta tocando guitarra fez a sua contribuição em vários arranjos.

Futebol, amores complicados, violência e fome , essa temática  fez surgir  um panorama que trouxe   alguns elementos bem particulares dentro da  obra de João Bosco :  excelente  poesia, ritmo,  destreza melódica e sucesso na mídia  … tudo costurado  com uma  qualidade estética primorosa.

Acompanhe esta edição

 

 

Entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

Produção

Walmir Bortoletto

Edição

Paulo Girardi

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.