Ouça ao vivo

Níveis de rios sobem com chuvas e preocupam moradores

Foto: Leandro Las Casas

A elevação dos níveis dos rios durante os dias seguidos de chuva deixam os moradores da região de Campinas em alerta. A preocupação com enchentes afeta quem vive em bairros próximos aos cursos d’água e que possuem histórico do problema.

No Jardim Picerno, em Sumaré, Roberto da Costa já viu várias cheias do Ribeirão Quilombo e reclama da falta de obras. Além disso, ainda conta que o temor é que as chuvas sejam mais intensas nas cidades vizinhas que ficam a montante de Sumaré.

A vazão do Quilombo medida na estação de Americana, além de Sumaré, é de 22,67 metros cúbicos por segundo nos últimos dias. O acompanhamento de Sistema de Alerta a Inundações de São Paulo indica queda no volume, apesar das precipitações constantes.

Mas outro ponto onde o nível da água deixa a população atenta é no Rio Atibaia, na altura do distrito de Sousas, em Campinas. No local, a dona de uma rotisseria que fica em frente à Praça Beira Rio, Fernanda Mercadante, lembra a enchente de 2016.

Para ela, no entanto, outros lugares mais baixos do entorno são mais críticos e estão mais ameaçados pelas últimas chuvas. Antes da chuva, a vazão do Atibaia estava em 12,94 metros cúbicos por segundo na captação da Sanasa, em Valinhos. Nesta sexta, indica 14,35.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.