Ouça ao vivo

O amadurecimento musical do Aerosmith

Eles experimentaram o sucesso,  e o gosto amargo do esquecimento  até se reencontrarem com o som que os definiram com uma das principais bandas  do cenário do  rock mundial , pois  mesmo diante dos erros e acertos eles nunca  se  esconderam   atrás da cortina do plágio dos  artistas que os  influenciaram. E  uma prova é lp Toys in the Attic do grupo  Aerosmith.

Lançado em 1975  Toys in the Attic foi o  terceiro álbum   e ajudou a pavimentar a o sucesso comercial e artístico, que se consolidou   no   trabalho seguinte intitulado Rocks  Mas o lp Toys in the attic  trouxe  canções que se transformaram em verdadeiros clássicos do Aerosmith e que inclusive fazem parte até hoje do repertório   da banda nos shows.

O Aerosmith surgiu no final dos anos  60 , e  segundo os integrantes  os dois primeiros lps   eram de canções que eles já tocavam em shows a algum tempo . E para  Toys in The Attic eles viveram a experiência de elaborar as composições do zero, já as letras de Steven Tyler tinham o sexo como principal tema , e a sonoridade blues e hard rock do grupo ganhou elementos da black music.

O título da  música  Walk this Way, um dos sucessos desse disco, nasceu de uma brincadeira entre os integrantes da banda após assistirem o filme o Joven Frankstain.  O  riff  marcante do  excelente guitarrista  Joe Perry  e a  levada instrumental do grupo  seguiram  a linha funk tendo como referencia os clássicos dos anos 60. Walk this Way foi regravada pelo grupo de hip hop Run DMC  em 1986   e serviu para  resgatar esse espírito dos anos 70 do Aerosmitth que passava por período em que as coisas não estavam dando muito  certo.

 

Performance Sweet Emotion

 

Quando se fala em Aerosmith é impossível não associar a figura de Steven Tyler. Principal letrista do grupo esse multi-instrumentista  que   toca gaita,  piano e bateria … ,tem na voz marcante  a sua grande força. Com   carisma   e  presença de palco  de atleta  Steven Tyler assume  a posição  do chamado   front man . Já  os seus acessórios,  lenços enrolados ao microfone ,  suas roupas e  adereços coloridos …  o consolidam  de fato como um ícone pop.

 

Guitarrista Joe Perry com os seus riffs marcantes e Steven Tyler ícone pop

 

A clássica formação do Aerosmith pra essa produção de 75  além de Tyler e Perry  contou  com  o baterista Joe Krammer , o baixista Tom Hamilton e o guitarrista Brad Whitford. Toys in the Attic também consolidou  a parceira de sucesso com o produtor musical Jack Douglas que  já havia trabalhado com a banda no projeto anterior  Get Your  Wings e ajudou a colocar o Aerosmith entre as grandes bandas de rock com a produção da vários discos  além da parceira em composições do quinteto.

 

 

Perry,Whitford,Hamilton, Kramer e Tyler

 

Hoje com vários  discos lançados  e décadas de estrada o  Aerosmith figura entre as bandas fundamentais do rock mundial , e é inegável a  importância do  alicerce dos primeiros álbuns para a carreira do grupo . E  nessa fase  setentista a produção de Toys in the Attic merece uma atenção especial pela qualidade do trabalho feito bem como o que ele  representou   para carreira do Aerosmith.

 

Acompanhe esta edição

 

Entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

Produção

Walmir Bortoletto

Edição

Paulo Girardi

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.