Ouça ao vivo

Os desafios para a população idosa no século XXI são debatidos na Unicamp

Foto: Flávio Botelho
Foto: Flávio Botelho

A Unicamp sedia até esta sexta-feira, dia 29,  a 8ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa de Campinas.

O tema do evento que acontece no Centro de Convenções da universidade é “Os Desafios de Envelhecer no Século 21 e o Papel das Políticas Públicas”.

A educação, a emancipação e o Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa também estão na pauta.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Silvia Brito, o objetivo da conferencia é traçar prioridades da pessoa idosa para a União, o Estado e o Município, pautando caminhos para políticas públicas.

Em Campinas e no Brasil como um todo, segundo ela, tanto o sistema único de saúde quanto o sistema único de assistência social atende a população idosa, mas da forma acelerada que que a população vem envelhecendo é preciso ocupar um lugar maior nas agendas governamentais em todas as suas esferas.

Segundo os dados oficiais do governo federal a expectativa de vida hoje no país é de 75 anos, porém, esse número vem evoluindo. Em Campinas por exemplo, segundo a presidente do Conselho Municipal do Idoso são mais de 130 pessoas vivendo com mais de 100 anos.

Na Unicamp, de acordo com o reitor da Universidade, Marcelo Knobel, o envelhecimento da população já vem sendo trabalhado.

De acordo com a organização da 8ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa de Campinas, no final do evento, serão eleitas as 14 prioridades para a União, 14 para o Estado e duas para o Município. Na sequência será feito um relatório a ser enviado para o Estado e eleitos nove delegados que representarão Campinas na Conferência Estadual que acontece em agosto.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.