Ouça ao vivo

Para especialista, proposta para ônibus sustentável de Campinas é ineficiente

Cred: Foto Danilo Braga

Um documento com recomendações prévias para o processo de licitação do transporte público da cidade foi protocolado pela organização Minha Campinas, na Prefeitura. A iniciativa visa contribuir para a redução dos poluentes emitidos pelos ônibus de Campinas, que em sua maior parte ainda utilizam combustíveis fósseis como o diesel.

Campinas está entre as 13 cidades paulistas com a poluição do ar acima do padrão estabelecido como aceitável pela Organização Mundial de Saúde. Os dados são do Instituto Saúde e Sustentabilidade, que em 2011 constatou que o número de mortes atribuíveis à poluição no município era de 350 casos anuais, o que equivale a quase uma morte por dia.

Para Cláudia Oliveira, da ONG Minha Campinas, o momento requer discussão, pois o plano da prefeitura prevê um contrato de concessão de 15 anos. A Secretaria de Transportes tem uma proposta para a licitação de ônibus municipais de Campinas para circulação de coletivos não poluentes, mas,  que atenderá apenas uma área de aproximadamente 3 km² no centro da cidade, o que é insuficiente na análise de Cláudia.

A população pode participar, pressionando o poder público por meio de plataforma online, criada pela ONG Minha Campinas: www.maisar.minhacampinas.org.br

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.